Por não existir padrão biomecânico definido em sua maioria de exercícios; muitas vezes, “a correta execução de movimento” vira terra de ninguém e é aí que mora o perigo.
Alguns exercícios parecem ser fáceis de serem executados. O Leg Press Horizontal é um deles. Todavia, ao final de cada fase concêntrica do movimento, é comum ocorrer a completa extensão dos joelhos.
Algumas estruturas freiam este movimento. Normalmente a cápsula condiliana é quem exerce esse papel. Estruturas ligamentares também podem limitar esta extensão completa.
Mas será que isso é saudável?
Anatomicamente, a extensão do joelho deve permitir o alinhamento da tíbia e do fêmur até a posição reta – baseando-se pela linha média e eixo látero-lateral. Toda e qualquer extensão além dessa referência, caracteriza-se por uma hiperextensão de joelhos.
Nessa posição, (totalmente estendida) há um torque externo (extensor) produzido pela gravidade. Isto facilita o travamento dos joelhos de tal forma, que você pode até desativar a ação do quadríceps por um mecanismo chamado travamento. Nesse ponto, o LCA está sob forte tensão.
O vídeo a seguir, alerta os riscos existentes e as sérias consequências que podem causar a falta de informação.
Vale muito a pena conferir.